Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O PERFIL DO ASSEDIADOR MORAL

    03/11/2011

    A Amaerj (Associação dos Magistrados do RJ) mantem, há mais de um ano, um serviço de utilidade pública, de orientação aos cidadãos, sobre questões que causam dúvidas e costumam gerar problemas para indivíduos, famílias e empresas.

    O último boletim ontem (27) distribuído trata do assédio moral. E resume qual é o perfil do assediador.

    "Segundo psicólogos e psiquiatras especializados no problema, o praticante de assédio moral tem personalidade narcisista, com as seguintes características: 1) fantasias de sucesso ilimitado e de poder; 2) acredita ser especial e singular; 3) tem excessiva necessidade de ser admirado; 4) pensa que tudo lhe é devido; 5) explora o outro nas relações interpessoais; 6) inveja muitas vezes os outros e tem atitudes e comportamentos arrogantes".

    Distância dele!

    Outras informações

    * O assédio moral no trabalho é caracterizado por condutas que exponham funcionários de empresas a situações humilhantes e constrangedoras dentro de seu ambiente profissional.

    * Atitudes como agressões físicas, verbais, repasse de instruções confusas ou imprecisas ao empregado, atribuições de erros imaginários, sobrecarga de tarefas, isolamento, brincadeiras de mau gosto, insultos, ameaças, ignorar a presença do trabalhador, não lhe cumprimentando ou não lhe digirindo a palavra, revistas vexatórias e restrição do uso de sanitários configuram-se, segundo o Ministério do Trabalho, como práticas de assédio moral.

    * Muitas vezes, o assédio moral só pode ser resolvido com a intervenção da Justiça. Porém, um julgamento só se estabelece a partir de provas concretas. Por isso, para se defender eficazmente, é preciso que se conheça bem os direitos. A orientação de um advogado sempre é importante.

    Como a vítima deve proceder

    Segundo compilou o site assediomoral.org, as pessoas que sofrem com o problema devem adotar as seguintes providências:

    1. Resistir: anotar com detalhes toda as humilhações sofridas (dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do agressor, colegas que testemunharam, conteúdo da conversa etc.

    2. Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor.

    3. Organizar-se. O apoio é fundamental dentro e fora da empresa.

    4. Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante sindical.

    5. Exigir por escrito, explicações do ato agressor e permanecer com cópia da carta enviada ao D.P. ou R.H e da eventual resposta do agressor. Se possível mandar sua carta registrada, por correio, guardando o recibo.

    6. Procurar seu sindicato e relatar o acontecido para diretores e outras instâncias como médicos ou advogados da entidade sindical, assim como Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina.

    8. Recorrer ao Centro de Referência em Saúde dosTrabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo.

    9. Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da autoestima, dignidade, identidade e cidadania.

    • Publicações569
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8592
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-perfil-do-assediador-moral/2910823

    Informações relacionadas

    Leidyane Gomes , Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O perfil do agressor de assédio moral e a inércia das vítimas

    Gabriela de Almeida Lopes, Advogado
    Artigosano passado

    O papel da empresa no combate ao assédio moral e ao assédio sexual

    Andressa Matos, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Assédio moral no serviço público: a inexistência de legislação

    Gutemberg do Monte Amorim, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Assédio no trabalho: quais os tipos, como identificar e o que fazer?

    Sandro D Silva Santos, Bacharel em Direito
    Notíciashá 7 anos

    Como distinguir uma bronca do chefe de assédio moral? Veja esta e outras respostas do advogado Aparecido Inácio para as dúvidas sobre assédio moral e sexual

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    parece que o foco é o assediador na empresa mas o assedio é bem mais amplo e tem varios degraus infelizmente não ha dados de quantas dezenas de % dos casos graves tem origem no assedio moral a exemplo do caso goiania no colegio dado que ha uma tendencia ao acobertamento mesmo sabendo que o acumulo de tensão entre vitimas e algozes acaba muitas vezes por evoluir para outros degraus e isso infelizmente é omitido vide a omissão dos numeros continuar lendo

    uma das principais taticas dos assediadores para ficar impunes é dizer que é criação da mente do assediado alem disso o assedio mais impune tende a ser o do assediador grupal não só mas continuar lendo

    ha uma tendencia a eufemização e minimização do assedio ainda mais quando atinge grupos que o marxismo cultural tem como cidadãos de segunda classe ou seja o grosso dos grupos continuar lendo

    os comentários do Estudante de direito são justificativas subjetivas perante um fato concreto continuar lendo